Brasília, 04 de agosto de 2020 - 17h12
A importância das empresas de Defesa e Segurança para as exportações

A importância das empresas de Defesa e Segurança para as exportações

20 de junho de 2020 - 13:45:04
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília - As empresas da Base Industrial de Defesa (BID) terão um papel fundamental na retomada das exportações e do crescimento econômico do país em um cenário pós-pandemia. A declaração é do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) Sergio Segovia, em webinar realizado na manhã de quarta-feira, 17. Com o título “Navegar é preciso: O Papel da Apex-Brasil na Promoção Internacional de Produtos de Segurança e Defesa”, o evento foi organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).

Durante o evento, Segovia discorreu sobre as dificuldades que o país enfrenta por conta da crise gerada pelo coronavírus, mas destacou que a BID vem enfrentando bem o desafio e dando a sua contribuição ao país, inclusive no equilíbrio da balança comercial. “O ambiente ainda não está totalmente desanuviado. A gente ainda vê a névoa da guerra, com a segunda onda da Covid em outros países. Mas as empresas de Defesa têm dado a sua contribuição”, assegurou.

O presidente da Apex-Brasil destacou ainda a iniciativa da ABIMDE em realizar, no dia 16 de julho, o webinar “Brazilian Defense Day – Egypt”, discutindo oportunidades de negócios na área de Defesa e Segurança entre Brasil e Egito. A Apex-Brasil é uma das apoiadoras do evento, que servirá como aproximação entre autoridades e empresas que participarão da feira que ocorrerá naquele país, em dezembro.

Para o presidente da ABIMDE, Roberto Gallo, a parceria com a Apex-Brasil e seus benefícios para as indústrias do setor são evidentes. “A prontidão da Apex-Brasil em apoiar a BID é importante para nós, para atuarmos com velocidade de manobra”, destacou.

A Apex-Brasil e a ABIMDE são parceiras desde 2005 em um projeto para a promoção das exportações do setor. O projeto, denominado Brasil Defense, beneficia atualmente 63 empresas, que têm acesso a estudos de inteligência de mercado e apoio para participação em iniciativas de promoção comercial. Entre 2007 e 2017, as integrantes do projeto participaram de 41 eventos internacionais e exportaram US$ 26,72 bilhões.

Mostra BID Brasil

Sérgio Segovia destacou também a importância da Mostra BID Brasil para o comércio exterior brasileiro. E ressaltou que a próxima edição do evento será fundamental em um cenário pós-pandemia. “O setor de Defesa terá vantagens, dadas as suas particularidades, em relação a outros setores da economia brasileira”, afirmou.

A 6ª edição da Mostra BID Brasil acontece em Brasília, entre os dias 24 e 26 de novembro, sendo um dos mais importantes eventos do segmento de Defesa e Segurança do país. Trata-se de uma grande vitrine para as empresas apresentarem produtos e serviços a um mercado que se mantém em expansão. Na última edição, mais de 2.500 pessoas compareceram ao evento. Este ano, serão apresentadas as diversas soluções de prevenção e combate ao novo Coronavírus.

“Esse evento reunirá os maiores players do mercado de Defesa e Segurança, em um momento em que o país buscará se recuperar da crise sanitária. Isso será muito importante para o país”, enfatizou Segovia.

O evento é organizado pela ABIMDE, com promoção da Apex-Brasil. Apoiam a iniciativa o governo federal, por meio dos ministérios da Defesa, Relações Exteriores e das Minas e Energia, além das Forças Armadas e de Segurança.