Agenda

Política
02/09/2016
Economia
06/09/2016

Política

A Paz na Colômbia será firmada em 26 de setembro em Cartagena

Brasília – O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), firmarão o acordo de paz definitivo no próximo dia 26 de setembro em Cartagena de Índias. A informação é do presidente Juan Manuel Santos que também confirmou para 2 de outubro a realização do referendo popular.

Santos afirmou que “a paz será firmada no próximo dia 26, aqui em Cartagena”, durante a Assembleia da Confederação Colombiana de Câmaras de Comércio. Em seguida, o líder da guerrilha, Timoleón Jiménez, confirmou em uma rede social, que as duas partes assinarão o documento histórico no final do mês.

O acordo de paz foi anunciado em 24 de agosto após quase quatro anos de negociações em Havana, Cuba. A paz definitva entra em vigor depois de aprovado o referendo de outubro. De acordo com pesquisas independentes, mais de 65% dos colombianos são favoráveis ao acordo.

Como parte das negociações, desde o dia 29 de agosto é respeitado um cessar-fogo bilateral depois de 52 anos de confrontos que deixaram um saldo de 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,9 milhões de colombianos deslocados interna e externamente.

Uma missão verificadora das Nações Unidas ficará encarregada de receber as armas entregues pela guerrilha e que serão destruídas. Além disso, darão os primeiros passos para a reinserção na vida civil dos combatentes das FARC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *