Defesa

Brasil e República Dominicana firmam cooperação pa
10/02/2007
Forças Armadas
10/02/2007

Acordo Brasil-Portugal em Defesa pode ser aprovado

Acordo Brasil-Portugal em Defesa pode ser aprovado

A Comissão de Relações Exteriores de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou o texto do acordo de cooperação em Defesa, firmado por Brasil e Portugal, em 2005. O acordo tramita em regime de urgência na Comissão de Constituição e Justiça, que aguarda a eleição do novo presidente para definir a pauta.

O texto encaminhado pelo Ministério das Relações Exteriores prevê a cooperação bilateral em matérias relativas à defesa, especialmente nos campos de desenvolvimento e pesquisa, aquisição de bens e serviços e apoio logístico, além da busca do intercâmbio de experiências e o compartilhamento de conhecimentos em ciência e tecnologia.

Brasil e Portugal pretendem estreitar a cooperação a partir de visitas mútuas de delegações de alto nível a instituições civis e militares; reuniões entre as instituições de defesa; Intercâmbio de instrutores e estudantes de instituições militares; participação em cursos, estágios, seminários, conferências, debates e simpósios que ocorram em unidades militares ou entidades civis, onde o interesse esteja voltado para a área de defesa.

Além disso, serão freqüentes as visitas de navios de guerra; as relações comerciais no âmbito da defesa; a implementação e desenvolvimento de programas e projetos de aplicação de tecnologia de defesa, com a possibilidade de participação de entidades civis e militares de âmbito estratégico para os dois países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *