Defesa

InfoRel
15/11/2006
Brasil tem proposta para reduzir desmatamentos
15/11/2006

Acordo em Defesa Brasil-Argentina é aprovado

Acordo em Defesa Brasil-Argentina é aprovado

Nesta segunda-feira, a Comissão de Constituição e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o texto do acordo de cooperação em Defesa firmado por Argentina e Brasil, em novembro do ano passado, na cidade argentina de Puerto Iguazú. A proposta em regime de urgência, aguarda deliberação do Plenário da Câmara.

O acordo já havia sido aprovado na Comissão Parlamentar do Mercosul, onde recebeu parecer favorável do senador Ramez Tebet (PMDB-MT), em maio deste ano.

Segundo o senador, “o acordo se insere no projeto de edificação da cooperação militar entre os dois países, após a superação das rivalidades e antagonismos regionais que marcaram Brasil e Argentina”.

Ele acredita que o acordo vai permitir a concretização de uma cooperação objetiva em matéria de Defesa, pois prevê o compartilhamento, intercâmbio, colaboração e a promoção de ações conjuntas na esfera da Defesa.

Para Ramez Tebet, “o acordo também pode constituir importante ferramenta para a posterior consolidação da Defesa comum e da segurança regional”.

De acordo com o relatório aprovado pela CCJ, o acordo Brasil – Argentina servirá para promover a cooperação bilateral especialmente na realização de operações, desenvolvimento e pesquisa, aquisição de bens e serviços, apoio logístico, além de intercâmbio de experiência e conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *