Brasília, 17 de outubro de 2018 - 12h19

Comércio Exterior

22 de novembro de 2015
por: InfoRel

Brasília - O Acordo Transpacífico (TPP), será assinado no dia 4 de fevereiro na Nova Zelândia. Anunciado em outubro, o TPP levou três anos para ser negociado e, após ratificação pelos respectivos parlamentos, terá validade de dois anos. O pacto comercial reúne 12 países e concentrará 40% da economia mundial. A América Latina conta com a presença do Chile, México e Peru.



Nesta sexta-feira, 20, os mandatários da Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Cingapura, Estados Unidos, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru e Vietnã, participam em Manila, nas Filipinas, da 23ª Cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia – Pacífico (Apec). O TPP reduzirá a praticamente a zero, 18 mil tarifas que beneficiarão empresas em três continentes e uma população estimada em 800 milhões de habitantes.



Os quatro países latino-americanos que participam do encontro, buscam também fortalecer suas economias no âmbito da Apec. A Colômbia deverá aderir ao TPP logo após a conclusão do processo de paz em curso.



Brasil



Na próxima terça-feira, 24, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comparecerá à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado para debater as consequências e impactos do TPP para a economia brasileira. O chanceler discorrerá ainda sobre um suposto veto à indicação do Ex-ministro Nelson Jobim como observador brasileiro da Unasul no processo eleitoral na Venezuela.


Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...