Brasília, 19 de outubro de 2018 - 00h53

Adesão da Venezuela ao Mercosul é adiada

19 de setembro de 2007
por: InfoRel
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara adiou para a próxima quarta-feira, 26, a votação do acordo de adesão da Venezuela ao Mercosul. A estratégia do PSDB para adiar a votação mais uma vez não funcionou.

O pedido de vistas feito pelos tucanos Arnaldo Madeira (SP) e Luiz Carlos Hauly (PR), e o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), foi acompanhado por um pedido de vista coletiva feito pelo ex-presidente da Câmara, ex-ministro e ex-là­der do governo Aldo Rebelo (PcdoB-SP), o que reduz o prazo para análise do texto e impede que os deputados fiquem com o acordo, ou seja, esgotaram-se os meios para protelar a votação do texto.

Aldo Rebelo precisou de apenas cinco minutos para desmontar a farsa da oposição, que não quer pagar o ônus de negar o ingresso da Venezuela ao bloco.

Rebelo recordou que na gestão de Fernando Henrique Cardoso, quando presidia a CREDN, foi estimulado pelo então chanceler Celso Lafer e o ex-là­der do governo Arnaldo Madeira, a incrementar as relações do Brasil com a Venezuela.

O deputado foi contundente ao afirmar que o Brasil não vai aprovar o ingresso de um governo ou de uma ideologia, mas de um Estado soberano que foi diversas vezes convidado a integrar o bloco.

O relator da proposta, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), está otimista quanto a aprovação do acordo na próxima semana. Ele também vê na manobra do PSDB, mais uma tentativa de ideologizar o assunto, ignorando a importância do PIB venezuelano para a economia do Mercosul.

Lula e Chávez

Nesta quinta-feira, 20, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez se reúnem em Manaus para um almoço de trabalho. O presidente do Equador, Rafael Correa tem reunião com os dois presidentes à s 20h. De acordo com o Palácio do Planalto, a agenda dos presidentes permitirá a discussão de qualquer assunto que julgarem importante.

O ingresso da Venezuela ao Mercosul será um deles. Lula vai dizer ao colega venezuelano que o governo tem feito o possà­vel para que o acordo seja aprovado no Congresso até o final do ano.

Além disso, os dois devem repassar os temas da agenda bilateral como os projetos Carabobo 1, refinaria Abreu e Lima, o gasoduto do Sul, etanol, comércio bilateral, investimentos de empresas brasileiras na Venezuela, cooperação industrial e integração produtiva, cooperação técnica, facilitação de trânsito de nacionais e o Banco do Sul, estão entre os temas a serem discutidos.

Lula também vai conversar com Chávez sobre a mediação do conflito colombiano. Segundo o Planalto, o presidente brasileiro apóia a atuação da Venezuela como facilitadora do diálogo entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O governo também confirmou que Lula está disposto a trabalhar por um encontro entre o presidente Chávez e representantes das Farc, em território brasileiro. Há cerca de 20 dias , o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, esteve com o chanceler colombiano Fernando Araújo e afirmou que o Brasil poderia colaborar “com alguma logà­stica”.

O porta-voz Marcelo Baumbach explicou à  imprensa que “o Brasil confia no presidente Chávez como mediador desse conflito e já ofereceu a possibilidade, se for necessário, de que possam ser realizadas reuniões no território brasileiro”.

Warning: pg_exec(): Query failed: ERROR: invalid input syntax for integer: "" LINE 1: SELECT * FROM inforel.categoria_noticias WHERE id = ''; ^ in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 104

Warning: pg_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 106

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...