Brasília, 15 de outubro de 2018 - 21H45

Programa Espacial

15 de maro de 2005
por: InfoRel
A Agência Espacial Brasileira [AEB] conhecerá em novembro os primeiros resultados dos estudos conduzidos por universidades brasileiras, no setor espacial.

Antes, porém, será realizada a primeira reunião de gerenciamento dos projetos com o Comitê do Programa Uniespaço da AEB. O evento começa nesta quarta-feira e vai até quinta, em São José dos Campos [SP].

O comitê é composto por técnicos da Agência Espacial Brasileira, Centro Técnico Espacial [CTA/Comando da Aeronáutica], do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais [Inpe/MCT] e da Academia Brasileira de Ciências [ABC].

Os técnicos irão debater as diretrizes para o acompanhamento e a avaliação das pesquisas selecionadas no segundo semestre do ano passado com prazo de financiamento de dois anos, e o andamento de acordo com os objetivos propostos.

Foram 16 projetos selecionados com foco na produção de ciência e tecnologia na área de veà­culos espaciais [Veà­culo Lançador de Satélites – VLS-1], computador de bordo e navegação espacial. As três áreas representam setores nos quais a obtenção de conhecimento para o programa espacial é considerada fundamental.

Além do Uniespaço, estão na pauta do encontro o Programa Microgravidade, também financiado pela AEB. A Agência Espacial pretende oferecer a oportunidade de lançamento de experimentos cientà­ficos em “gravidade zero”, via foguetes de sondagem desenvolvidos no CTA, nas áreas de interesse das próprias universidades. Serão debatidas as datas e centros de lançamento que sediarão as operações. A última ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara [CLA], no Maranhão, em 2002.

Warning: pg_exec(): Query failed: ERROR: invalid input syntax for integer: "" LINE 1: SELECT * FROM inforel.categoria_noticias WHERE id = ''; ^ in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 104

Warning: pg_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 106

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...