Brasília, 23 de outubro de 2018 - 05h40

Mirage F-2000 serão incorporadas à FAB no dia 4

01 de setembro de 2006
por: InfoRel
O Comando da Aeronáutica confirmou nesta sexta-feira que as duas primeiras aeronaves Mirage 2000-C de um total de 12 unidades adquiridas pela Força Aérea Brasileira, da França, serão incorporadas na próxima segunda-feira, dia 4 de setembro de 2006, à s 14h, ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), na Base Aérea de Anápolis (GO).

As aeronaves participarão do desfile aéreo da FAB no dia 7 de Setembro em Brasà­lia, ao lado de outros quatro caças franceses do mesmo modelo, que participaram da CRUZEX III.

Trata-se de uma retribuição à  participação da Esquadrilha da Fumaça, no ano passado, no desfile de 14 de julho (Queda da Bastilha), em Paris.

Ainda de acordo com a FAB, a cerimônia contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estará acompanhado do Ministro da Defesa, Waldir Pires e do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno.

Os caças, que receberão a designação de F-2000, foram adquiridas por meio do Acordo de Cooperação e Fornecimento de Materiais e Serviços no âmbito da Aeronáutica Militar, assinado entre Brasil e França em 15 de julho do ano passado e aprovado este ano pelo Congresso.

Serão investidos cerca de 80 milhões de euros (sendo 60 milhões para as aeronaves), incluindo, além da compra do avião, a aquisição do suprimento necessário e o treinamento de pilotos e mecânicos na França.

Apesar de usadas, essas aeronaves irão substituir os caças F-103 Mirage III, que foram aposentados em dezembro passado e que estavam em operação desde os anos 70.

Segundo a FAB, os Mirage 2000-C comprados pelo Brasil estão em operação na Força Aérea Francesa e têm vida útil estimada até o ano de 2025. Além disso, passaram por uma ampla e rigorosa revisão. Este modelo é utilizado pelas forças aéreas de pelo menos sete paà­ses.

A Força Aérea conta com a entrega de outras duas aeronaves em outubro, quatro em 2007 e as últimas quatro apenas em 2008.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...