Relações Exteriores

Defesa
10/03/2014
Modernização
10/03/2014

Agência Espacial avança no desenvolvimento do VLM

Agência Espacial avança no desenvolvimento do VLM

Brasília – A Agência Espacial Brasileira (AEB), discutiu na semana passada os principais aspectos do desenho e do desenvolvimento do Veículo Lançador de Microsatélites (VLM-1). O VLM-1 pretende desenvolver um foguete para lançamento de cargas úteis especiais ou de microsatélites de até 150 kg – nanosatélites, mirosatélites e picosatélites – em órbitas equatoriais ou polares.

Em sua configuaração básica, consta de três etapas, duas com o motor S50, com cerca de dez toneladas de combustível e uma etapa orbitalizadora com o motor S44.

Segundo a AEB, outras configurações empregam uma quarta etapa em propelente sólido ou líquido, ou, uma versão de três etapas com motor de apogeu de propulsante líquido.

Alemanha e Brasil estão estudando a possibilidade de utilizar o programa de lançamento para levar ao veículo alemão Shefex 3 em trajetória de reentrada na atmosfera da Terra em 2015.

O encontro, contou com a participação de dirigentes da AEB, de representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA), do Comando da Aeronáutica, e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ambos de São José dos Campos (SP), e serviu também para ajustar pontos a serem debatidos com técnicos da Agência Espacial Alemã (DRL), parceira no desenvolvimento do projeto, em reunião a ser agendada para este mês de março.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *