Agenda de viagens de Lula ao exterior será intensa

por | fev 15, 2023 | 17h

Com menos de um mês no poder, Lula já esteve em três países e o Itamaraty trabalha para ampliar exponencialmente esse número de viagens ao exterior. Para março, o MRE trabalha na organização da viagem de Lula à China. Embora a diplomacia chinesa assegure que não há nada sendo negociado, o presidente quer ver-se com Xi Jinping o quanto antes.

Em abril, Lula dará uma esticada por Portugal. Para o Brasil, Portugal é a porta de entrada natural do país na Europa. Ele e o colega Marcelo Rebelo, se reuniram em dezembro, quando Lula retornava do Egito. Na agenda, o apoio de Portugal à ratificação do TLC MERCOSUL – UE.

No meio do ano, Lula participará da Cúpula da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a realizar-se em julho, em São Tomé e Príncipe. Na Política Externa do atual governo, a África é prioridade absoluta, não apenas em termos econômico-comerciais, como político e cultural.

Ainda em julho, ele participará na Argentina, da Cúpula do MERCOSUL, quando receberá a presidência do bloco. Ainda não há data nem local definidos. Cabe aos argentinos organizarem o evento. É possível que, antes dessa cúpula, os países do MERCOSUL mantenham uma reunião com a União Europeia, para destravar o TLC que segue parado em Bruxelas.

Já em agosto, Lula participará, na África do Sul, da Reunião dos BRICS, quando deverá, ainda, ver-se bilateralmente com Vladimir Putin, da Rússia.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Uol Notícias