Brasília, 18 de outubro de 2018 - 18h27

ALADI destaca CELAC como importante símbolo region

30 de novembro de 2011
por: InfoRel

Brasília - Nesta semana, será fundada em Caracas a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que funcionará como alternativa à Organização dos Estados Americanos (OEA) no diálogo político regional. A iniciativa tem o apoio da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).



De acordo com o seu Secretário-Geral, Carlos Alvarez, a CELAC "vai expressar o símbolo mais potente e mais forte da vontade política de construir autonomias nacionais e regionais".



Alvarez explicou que a região deixou de ser o quintal das grandes potências. "As políticas da América Latina resolvem os latino-americanos e isso é um avanço extraordinário", afirmou.



Carlos Alvarez participa em Montevidéu da XVI Cúpula de Mercocidades, mecanismo vinculado ao MERCOSUL e que discute o papel das cidades no processo de integração regional.



Na sua avaliação, o mundo assiste à derrubada das grandes potências com as crises que afetam os Estados Unidos e a Europa e a ascensão de uma nova ordem de regiões, países e atores no cenário internacional.



"Pela primeira vez a América Latina, a América do Sul e o MERCOSUL são percebidos não como atores objetos da história, mas como sujeitos dispostos a construir uma globalização com rosto humano e mais justo", destacou.



Mercocidades é uma rede que une os municípios dos países que integram o MERCOSUL e foi criada em 1995. Conta atualmente com 230 cidades associadas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, onde vivem mais de 80 milhões.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...