Relações Exteriores

Integração
30/11/2011
Estados Unidos apóia combate ao narcotráfico no Pe
30/11/2011

ALADI destaca CELAC como importante símbolo region

ALADI destaca CELAC como importante símbolo regional

Brasília – Nesta semana, será fundada em Caracas a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que funcionará como alternativa à Organização dos Estados Americanos (OEA) no diálogo político regional. A iniciativa tem o apoio da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

De acordo com o seu Secretário-Geral, Carlos Alvarez, a CELAC “vai expressar o símbolo mais potente e mais forte da vontade política de construir autonomias nacionais e regionais”.

Alvarez explicou que a região deixou de ser o quintal das grandes potências. “As políticas da América Latina resolvem os latino-americanos e isso é um avanço extraordinário”, afirmou.

Carlos Alvarez participa em Montevidéu da XVI Cúpula de Mercocidades, mecanismo vinculado ao MERCOSUL e que discute o papel das cidades no processo de integração regional.

Na sua avaliação, o mundo assiste à derrubada das grandes potências com as crises que afetam os Estados Unidos e a Europa e a ascensão de uma nova ordem de regiões, países e atores no cenário internacional.

“Pela primeira vez a América Latina, a América do Sul e o MERCOSUL são percebidos não como atores objetos da história, mas como sujeitos dispostos a construir uma globalização com rosto humano e mais justo”, destacou.

Mercocidades é uma rede que une os municípios dos países que integram o MERCOSUL e foi criada em 1995. Conta atualmente com 230 cidades associadas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, onde vivem mais de 80 milhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *