Relações Exteriores

Democracia
13/11/2015
Geopolítica
15/11/2015

Infraestrutura

Alemanha quer construir trem bioceânico entre o Mato Grosso do Sul e o Pacífico

Brasília – O presidente da Bolívia, Evo Morales, informou nesta quinta-feira, 12, que a Alemanha demonstrou interesse em construir um trem bioceânico entre o Mato Grosso do Sul e o Pacífico, cortando o terrirtório boliviano. A obra iria de Corumbá (MS) até o porto de Ilo, no Peru, passando por Santa Cruz de la Sierra.

Segundo ele, “os europeus estão convencidos, o trecho mais curto e viável economicamente é do porto de Santos, no Brasil, até Ilo, no Peru. Em janeiro, os alemães virão para apresentar uma proposta concreta que, esperamos, possa ser posta em prática”. De acordo com os primeiros entendimentos, a obra começaria na fronteira da Bolívia com o Brasil. De Santos (SP) até lá, o Brasil se responsabilizaria pela infraestrutura.

Morales revelou que tratou do assunto com a chanceler Angela Merkel quem garantiu o interesse alemão e pediu que as duas partes dessem início às conversações. A proposta incluirá a instalação de fábricas de vagões e trilhos na Bolívia.

Atualmente, a Bolívia busca formas de alcançar o Pacífico para abrir mercados na Ásia. O Peru também impulsiona um projeto semelhante com o Brasil e a China e que exclui a Bolívia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *