Mundo

Declaração de Arequipa
14/10/2014
Economia
07/11/2014

Geopolítica

Aliança do Pacífico avança em relação com países observadores

Brasília – Os vice-ministros de Relações Exteriores e de Comércio Exterior dos países que integram a Aliança do Pacífico, se reuniram em Viña del Mar, Chile, nos dias 9 e 10, na 26ª Reunião do Grupo de Alto Nível (GAN), encarregado de estreitar as relações com os países observadores do mecanismo.

O GAN recebeu informes dos grupos técnicos para avaliar os avanços e adotar os passos seguintes dentro do marco do processo de integração profunda preconizado pela Aliança.

Entre as principais iniciativas se acordou definir modalidades de cooperação com oito países observadores, incluindo Alemanha, Finlândia, Países Baixos, Reino Unido e Suíça, em formação acadêmica, bolsa de estudos, inovação, facilitação de comércio e PYMES, entre outras áreas de interesse comum.

As autoridades da Aliança acordaram criar um grupo técnico encarregado de Educação, cuja primeira reunirão será realizada em Lima nos dias 30 e 31 de outubro, assim como a celebração de um evento sobre mudanças climáticas da Aliança do Pacífico com a Universidade de Oxford, no âmbito da reunião COP-20 que será realizada no Peru em dezembro.

O grupo de alto nível também examinou diversas propostas de financiamento de projetos que contaram com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Corporação Andina de Fomento (CAF).

Além disso, ficou decidida a realização de um encontro entre Aliança do Pacífico e a União Europeia em novembro, na Cidade do México. Também confirmaram a realização da próxima Cúpula Presidencial da Aliança a ser celebrada em Urubamba, Peru, em junho de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *