Relações Exteriores

Bolívia firma acordos por US$ 90 milhões com a Chi
24/12/2013
Política
24/12/2013

Aliança do Pacífico tem cúpula presidencial em fev

Aliança do Pacífico tem cúpula presidencial em fevereiro

Brasília – Os presidentes dos países que integram a Aliança do Pacífico se reuniram no próximo dia 10 de fevereiro em Cartagena de Índias, Colômbia. De acordo com a chancelaria colombiana, os presidentes Juan Manuel Santos (Colômbia), Ollanta Humala (Peru), Enrique Peña Nieto (México) e Sebastián Piñera (Chile), confirmaram presença. O encontro servirá para que os quatro países concluam o acordo comercial que vai consolidar a integração via Pacífico.

A ministra das Relações Exteriores da Colômbia, María Ángela Holguín, destacou que em apenas três anos, esta Aliança de países avançou em seus acordos mais rápido que qualquer outra organização internacional. “Isso se explica porque os quatro países estão convencidos do livre comércio e do apoio às pequenas e médias empresas para a exportação”, afirmou.

Entre os pontos que serão discutidos em fevereiro estão questões como a criação de fundos para o apoio as Pymes, bolsas de estudos para integrantes da aliança, a retirada das exigências de vistos a peruanos e colombianos por parte do México, e a possibilidade dos quatro países compartilharem escritórios comerciais e embaixadas no exterior.

Na última cúpula realizada em Santiago de Cáli, Colômbia, foram estabelecidos acordos para a criação de uma Aliança do Pacífico capaz de promover o turismo dentro da região, a inclusão de outros países no bloco como a Costa Rica que está em processo de adesão, e a criação de um fundo de cooperação de US$ 1 milhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *