Defesa

Mercosul
04/08/2006
General brasileiro é o primeiro eleito para a JID
04/08/2006

Almirante assume representação do Brasiil na JID

Almirante assume representação do Brasil na JID

Nesta quarta-feira, o Almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, assumiu a chefia da representação brasileira na Junta Interamericana de Defesa (JID), órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Ele substitui o General Jorge Armando de Almeida Ribeiro, que será o primeiro oficial de fora dos Estados Unidos a presidir a Junta, desde sua criação nos anos 40.

A cerimônia foi realizada em Washington, presidida pelo General Manoel Luis Valdevez Castro, Conselheiro Militar junto à Missão Permanente do Brasil na ONU. Diversas autoridades civis e militares participaram da posse, entre eles, os embaixadores brasileiros na OEA, Osmar Vladimir Chofi, e nos Estados Unidos, Roberto Abdenur.

Generais dos Estados Unidos visitam o Ministério da Defesa

Nesta terça-feira (1/08), 20 oficiais-generais dos Estados Unidos visitaram o Ministério da Defesa. Os militares participam do último curso da carreira e se preparam para atuar nas Forças Combinadas norte-americanas.

Segundo o MD, a comitiva assistiu a uma palestra sobre os exercícios militares realizados pelas Forças Armadas do Brasil, além de conhecerem um pouco sobre os futuros desafios para os militares brasileiros, diante das novas ameaças como o terrorismo e o narcotráfico.

“Entendo exatamente a importância desta visita, por isso, fizemos questão de estar pessoalmente para transmitir essas informações. Esperamos que essa visita que realizam em nosso país tenha servido de mais um elo e mais aproximação”, explicou o General João Francisco Ferreira, vice-chefe do Estado-Maior da Defesa do MD.

O General Willian Nyland, o militar mais antigo do grupo de fuzileiros navais dos Estados Unidos, explicou que a visita permitirá aos dois países, melhorar o planejamento de operações combinadas. “Admiramos o esforço para implementar essas operações, conhecendo a dificuldades e faltas de recursos”, afirmou.

Além do General Ferreira, participaram como anfitriões e palestrantes, o Subchefe de Logística, General Jorge Alberto Duardes Boabaid, o Subchefe de Comando e Controle, Contra-Almirante José Henrique Salvi Elkfury e o Subchefe de Operações, Contra-Almirante Walter Carrara Loureiro, todos do Estado-Maior da Defesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *