Defesa

Política Externa de Lula
14/12/2005
Forças Armadas
14/12/2005

Forças Armadas

Almirante Guimarães teme pelo futuro da Marinha brasileira

O Almirante Roberto de Guimarães Carvalho, que participa nesta quarta-feira, da audiência pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado, explicou que se a força não receber recursos da ordem de R$ 1,6 bilhão poderá reduzir a zero sua capacidade de atuação até 2025.

Ele explicou que em sua gestão, foram desativados 21 navios e seis aeronaves. No mesmo período, apenas nove meios foram incorporados à força. Até o final do ano, o submarino Tikuna também estará à disposição da Marinha do Brasil.

Segundo ele, a Marinha possui apenas 94 meios que atuam com precariedade, sem condições tecnológicas avançadas e reduzindo sensivelmente a capacidade dissuasória da força.

Além disso, destacou que o tempo de adestramento foi reduzido graças as restrições orçamentárias, colocando em risco a capacidade de atuação da força.

Participam da audiência o ministro da Defesa, José Alencar e os comandantes do Exército, General Francisco Albuquerque, e da Aeronáutica, Brigadeiro Luiz Carlos Bueno. Neste momento, o Senado realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Marinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *