Agenda

Política
16/06/2016
Diplomacia
16/06/2016

Campanha Internacional

Alto Representante do MERCOSUL vai à Europa denunciar golpe no Brasil

Brasília – O Alto Representante do MERCOSUL, o ex-deputado petista brasileiro Dr. Rosinha (PR), estará em Bruxelas no dia 22 para denunciar o que chama de golpe de Estado parlamentar no Brasil. Ele é o único convidado para um debate promovido pela Seção da União Européia da Fundação Friedrich Ebert, da Alemanha, ligada aos movimentos de esquerda.

O debate sobre a crise política no Brasil – “Jogos de Poder, Mídia e Relações Sociais em função do processo de Impeachment” – é voltado apenas para convidados e será realizado entre 12h30 e 14h na sede da fundação na capital belga.

Em nota, a Friedrich Ebert destaca que “as repercussões políticas da suspensão temporária da presidente Dilma Rousseff afloraram o funcionamento fundamental e interação do sistema político do Brasil com seus movimentos sociais e o papel dos meios de comunicação”.

Justifica ainda que as reações internacionais “geram dúvidas sobre a legitimidade do julgamento de impeachment e se os seus verdadeiros motivos são originários de uma luta em grande escala contra a corrupção ou representam o abuso político de um instrumento democrático”.

Na avaliação da entidade alemã, independentemente do resultado do processo anuncia-se o fim de uma era após mais de década de projeto político do Partido dos Trabalhadores. “Sob Dilma Rousseff e seu antecessor Lula da Silva o país experimentou programas sociais bem-sucedidos, um novo foco sobre o consumo privado e a criação de uma classe média enquanto beneficiou relações econômicas externas sólidas. No entanto, nos últimos anos, o Brasil – a primeira estrela mundial econômica da América Latina – sofreu uma severa recessão e seu sistema político tem sido abalado pelos escândalos de corrupção que cercam a empresa estatal de petróleo Petrobras, levando nomeadamente a ondas de protestos sociais”, diz a nota da Friedrich Ebert.

A expectativa é que o Alto Representante do MERCOSUL compartilhe suas visões acerca da crise política no Brasil e seu impacto na democracia, além do poder dos meios de comunicações “para criar um clima de desconfiança pública”.

O debate será moderado pelo chefe da fundação para a União Européia, Uwe Optenhogel com base na regra de Chatham House.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *