Exército: Força de Vigilância Estratégica para as
13/11/2011
SISFRON
13/11/2011

Amazônia Protegida prevê o reforço da presença mil

Amazônia Protegida prevê o reforço da presença militar na fronteira norte

Manaus – O governo brasileiro vai ampliar para 51 os pelotões especiais de fronteira nos próximos nove anos por meio do programa Amazônia Protegida. Até 2018, o programa receberá cerca de R$ 1 bilhão. Com isso, o contingente militar na região chegará aos 30 mil. A modernização dos quartéis na Amazônia custará outros R$ 140 milhões.

De acordo com o Exército, este programa abrange um conjunto de projetos voltados para o fortalecimento da presença militar terrestre naquela região, tendo como um dos aspectos mais importantes o aumento da vigilância e do monitoramento na área de fronteira.

O programa Amazônia Protegida foi dividido em duas fases. A Fase I refere-se à implantação de 28 novos Pelotões Especiais de Fronteiras (PEF) na região Amazônica, à adequação da infraestrutura e à modernização operacional dos 21 PEF já existentes.

A Fase II compreende projetos elaborados para reorganizar, reforçar e completar as estruturas operacional e logística do Comando Militar da Amazônia (CMA).

O Comando do Exército destaca ainda que as ações operacionais da força são complementadas por ações de assistência social, com a prestação de serviços médicos, odontológicos e farmacêuticos, além da distribuição de alimentos e o fornecimento de documentação pessoal aos habitantes dessas localidades.

Com o respaldo do ministério da Defesa, o Exército também atua em conjunto com órgãos governamentais federais e estaduais, localizados nas regiões Amazônica e Centro-Oeste.

Esse apoio se dá com o emprego de reduzidos meios em pessoal e material, mas atende, também, aos interesses da força terrestre. A interação com os organismos regionais permite à força, atualizar o conhecimento das potenciais áreas de operações nas regiões fronteiriças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *