Brasil

Brasil e Irã iniciam entendimentos para aumentar parceria comercial
29/11/2017
Brasil avalia reconhecimento de Indicações Geográficas da União Europeia
29/11/2017

América Latina, Caribe e União Europeia debatem políticas de drogas

Brasília – Cerca de 90 especialistas de 34 países participam, até 1º de dezembro, da 2ª Semana de Precursores do Programa de Cooperação entre a América Latina, o Caribe e a União Europeia em Políticas sobre Drogas. O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de informações e experiências entre órgãos que trabalham na prevenção do desvio de precursores químicos para produção de drogas ilegais. Entre os tópicos a serem discutidos, destaca-se o tema das novas ameaças relativas a drogas sintéticas e seus precursores químicos.

O Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Humberto Viana, ressaltou que o tema é de máximo interesse da Senad, uma vez que possui relação com as competências do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid). O Observatório é responsável por gerir e disseminar informações confiáveis e científicas sobre drogas. É também um canal de armazenamento de dados sobre drogas, incluindo pesquisas realizadas pela Senad, estatísticas e indicadores.

De acordo com o ministério da Justiça, a Senad está frequentemente acompanhando os temas abordados pela Copolad por meio de reuniões já realizadas em Bogotá e Portugal. Uma das inciativas da secretaria é o Sistema Brasileiro de Alerta sobre Drogas (Sisbad), em fase de desenvolvimento pelo Obid e se destaca como mecanismo de proteção à epidemia de novas drogas ou novos tipos de uso, uma vez que fará um fluxo de informações estruturadas desde a detecção, alerta até a resposta e intervenção.

O Copolad é um programa de cooperação birregional financiado pela Comissão Europeia e implementado de forma coordenada e colaborativa entre os países da América Latina e do Caribe e os países da União Europeia (UE). Seu objetivo é impulsionar políticas de drogas baseadas e apoiadas por ferramentas e estratégias de avaliação com eficácia comprovada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *