Relações Exteriores

Brasil e Suécia se aliam para pesquisar mudanças c
07/04/2014
Brasil e Suíça discutem formas de incentivar comér
07/04/2014

Economia

América Latina deve aprofundar sua integração comercial, diz Godinho

Brasília – Para o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Daniel Godinho, a América Latina deve intensificar sua integração comercial por meio de novos acordos para além da questão tarifária. “Temos que buscar uma integração que trate mais do que tarifas. O comércio hoje se relaciona a outros pontos importantes, como serviços e investimentos”, disse o secretário durante painel na edição do Fórum Econômico Mundial na América Latina, no Panamá.

Godinho lembrou que o Brasil já tem uma ampla rede de acordos comerciais com os países do continente e que agora busca aprofundar suas relações por meio da abordagem de outros temas.

Ele informou que o país negocia atualmente um acordo sobre serviços com a Colômbia e que o mesmo poderá ser estendido para outros países da região.

O secretário também destacou o fato de que as negociações para um acordo entre os países do Mercosul e da União Europeia abarcam temas diversos, como investimentos, serviços e compras governamentais.

Para Godinho, outro tópico importante para a ampliação de comércio hoje é a circulação de pessoas. Ele relatou o caso do Mercosul em que, após ser prevista a circulação de seus cidadãos com a carteira de identidade ao invés da obrigatoriedade de passaportes, o bloco pode experimentar melhores resultados no fluxo comercial.

Por último, Godinho considerou que um dos maiores desafios para a integração comercial da América Latina é a infraestrutura. Segundo ele, é fundamental ampliar as vias de acesso que ligam o continente e também construir novas rotas comerciais.

Além disso, é necessário simplificar os procedimentos relacionados à circulação de mercadorias na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *