Américas
08/06/2005
Amazônia Azul
09/06/2005

Sociedade da Informação

América Latina e Caribe buscam consenso em seminário regional

Começa nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, a 1ª Conferência Regional Ministerial da América Latina e Caribe sobre a Sociedade da Informação. O evento serve como preparação para a segunda e última etapa da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, que será realizada em novembro em Tunis, capital da Tunísia. O ministro Eduardo Campos, participou da abertura do encontro.

É a última oportunidade para os países da América Latina e Caribe, consolidarem posições antes do encontro com os países desenvolvidos. Pelo menos 23 ministros das duas regiões e convidados de outros países, como África do Sul, Índia, China, Egito, Gana, Senegal, Nigéria, Suíça e Tunísia, participam do evento.

A intenção é debater temas de interesse da região relacionados à inclusão digital e desenvolvimento, mecanismos de financiamento e à questão da governança na internet. O Brasil será o anfitrião entre os dois grupos: ALC [América Latina e Caribe] e IBAS [Índia, Brasil e África do Sul].

Paralelamente à realização da Conferência Regional, ocorrerão seminários relacionados com a participação da sociedade civil, acadêmicos e o setor empresarial na discussão desses temas.

Ao final, os participantes devem aprovar o Plano de Ação Regional, que vai congregar uma série de iniciativas e atividades concretas, para a construção de uma Sociedade da Informação mais justa, tendo como base, o Plano de Ação da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação.

Além disso, a Declaração do Rio deve contemplar a política regional voltada para o desenvolvimento sustentável, inclusão social e a solidariedade entre os países latino-americanos e caribenhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *