Agenda

Diplomacia
31/10/2016
Comércio Exterior
31/10/2016

Política

América Latina pede diálogo construtivo na Venezuela

Brasília – Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai fizeram um chamado à oposição e ao governo da Venezuela para que haja um diálogo construtivo naquele país com o objetivo de se superar a grave crise institucional. Além disso, em comunicado conjunto, exortaram as partes a que aproveitem a mediação oferecida pelo Vaticano.

De acordo com o comunicado firmado em Santo Domingo, na República Dominicana, no dia 26, os 11 países manifestam preocupação com a polarização acentuada por que está passando a Venezuela “e reiteramos o apelo para que as partes tenham vontade política e estabeleçam um diálogo construtivo com soluções que respeitem o estado de direito e as garantias constitucionais e permitam a todos os venezuelanos exercerem seus direitos fundamentais”.

Além disso, expressam que “as manifestações se desenvolvam em total tranquilidade e que se garantam os direitos de todos os cidadãos venezuelanos de se expressarem respeitando as práticas democráticas de nossas sociedades”.

Por fim, encorajam as partes para que aproveitem a mediação oferecida pelo Vaticano, “de tal modo a dar uma maior agilidade, com sentido de urgência, às gestões para buscar, com o governo e com a oposição, soluções eficazes e duradouras para o povo venezuelano”.

Nesta segunda-feira, 31, representantes do governo e da oposição poderiam reunir-se em Caracas para dar início às negociações, no entanto, os principais líderes da oposição não garantem presença. Na prática, a oposição está dividida quanto ao diálogo. Para grande parte dos seus membros, a queda do governo Maduro é apenas uma questão de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *