Amazônia é prioridade número um do Exército
04/10/2007
Aprovado crédito para tropa brasileira no Haiti
04/10/2007

Amorim discute cooperação e comércio com o Equador

Amorim discute cooperação e comércio com o Equador

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, desembarcou nesta quinta-feira em Quito, Equador, onde permanece até sexta-feira. Ele será recebido pelo presidente Rafael Correa e pela chanceler María Fernanda Espinosa. Também está prevista uma reunião com a comunidade empresarial brasileira no Equador.

De acordo com o Itamaraty, Amorim pretende revisar os principais temas da agenda bilateral, sobretudo aqueles que dizem respeito a comércio, investimentos brasileiros, integração regional e infra-estrutura.

O Ministério das Relações Exteriores informou que entre janeiro e agosto deste ano, as exportações brasileiras para o Equador totalizaram US$ 400,35 milhões. No ano passado, o volume chegou aos US$ 873 milhões.

Além disso, Amorim e o presidente Correa devem discutir os financiamentos brasileiros a projetos de infra-estrutura no Equador. Recentemente foi inaugurada, com financiamento brasileiro, a hidrelétrica de São Francisco, uma das mais importantes geradoras de energia do país.

A chancelaria brasileira lembra que os presidentes Lula e Correa têm estimulado a implementação do chamado Eixo Manta-Manaus, uma conexão multimodal entre as cidades de Manta, na costa equatoriana do Pacífico, e Manaus. A iniciativa compreende a construção de portos, rodovias, ferrovias e hidrovias e deverá passar também pelo território peruano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *