Defesa

Soberania
22/06/2005
Relações Internacionais
22/06/2005

Forças Armadas

Aprovada a doação de aeronaves à Bolívia e ao Paraguai

O projeto que autoriza o ministério da Defesa a doar 12 aeronaves T-25 A Universal para as forças aéreas da Bolívia e do Paraguai foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e segue para o Senado, sem necessidade de ser apreciado pelo Plenário da Câmara. Tramita na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, outra proposta para doar aviões ao Equador.

As propostas foram negociadas pelo então ministro da Defesa, José Viegas e servem também para reduzir as despesas da FAB com a manutenção de modelos que já não são mais utilizados pela Força Aérea.

Os aviões serão doados nas condições em que estiverem até a aprovação final pelo Senado. As forças aéreas da Bolívia e do Paraguai são responsáveis pelos custos do translado dos aviões.

Segundo o ministério da Defesa, “a doação tem também efeitos secundários, por ser altamente benéfica para o relacionamento bilateral com os dois países sul-americanos, tanto do ponto de vista militar como do diplomático”.

A Comissão de Constituição e Justiça também ratificou o acordo sobre migração entre os países do Mercosul. A proposta vai ao Plenário antes de seguir para o Senado. Pelo acordo, os atuais imigrantes terão suas situações legalizadas.

No entanto, ainda serão necessários os vistos para residência e trabalho. Cada país continuará com o controle da migração, segundo seus interesses nacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *