Brasília, 18 de outubro de 2018 - 16h25

Aprovado acordo Técnico-Militar Brasil – Rússia

04 de maro de 2010
por: InfoRel

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, o texto do acordo de cooperação Técnico-Militar firmado entre Brasil e Rússia em 2008, no Rio de Janeiro.



O ministério das Relações Exteriores informou que o acordo vai promover a cooperação campos da pesquisa e desenvolvimento; apoio logístico; aquisição de produtos e serviços de defesa; treinamento profissional; intercâmbio de pessoal docente e discente; realização de visitas recíprocas e encontros voltados para a realização de programas conjuntos; e outras áreas técnico-militares de interesse para ambas as partes.



O ministério da Defesa e o Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia serão responsáveis pela coordenação e execução do acordo.



Uma Comissão Intergovernamental brasileiro-russa de cooperação técnico-militar será criada para implementar os termos negociados.



Relatório da Comissão de Relações Exteriores da Câmara avalia que o acordo celebrado entre Brasil e Rússia representa uma parceria estratégica e militar de vulto que ampliará as possibilidades do Brasil com um dos países que apresenta maior índice de desenvolvimento na área.



Além disso, o acordo está em sintonia com a Estratégia Nacional de Defesa, em que há a preocupação com a revitalização da indústria bélica nacional e com a reestruturação e reequipamento das Forças Armadas.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...