Defesa

Brasil doa R$ 25 mi para a reconstrução de Gaza
03/03/2010
Brasil e Venezuela vão derrubar aeronaves ilícitas
04/03/2010

Aprovado acordo Técnico-Militar Brasil – Rússia

Aprovado acordo Técnico-Militar Brasil – Rússia

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, o texto do acordo de cooperação Técnico-Militar firmado entre Brasil e Rússia em 2008, no Rio de Janeiro.

O ministério das Relações Exteriores informou que o acordo vai promover a cooperação campos da pesquisa e desenvolvimento; apoio logístico; aquisição de produtos e serviços de defesa; treinamento profissional; intercâmbio de pessoal docente e discente; realização de visitas recíprocas e encontros voltados para a realização de programas conjuntos; e outras áreas técnico-militares de interesse para ambas as partes.

O ministério da Defesa e o Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia serão responsáveis pela coordenação e execução do acordo.

Uma Comissão Intergovernamental brasileiro-russa de cooperação técnico-militar será criada para implementar os termos negociados.

Relatório da Comissão de Relações Exteriores da Câmara avalia que o acordo celebrado entre Brasil e Rússia representa uma parceria estratégica e militar de vulto que ampliará as possibilidades do Brasil com um dos países que apresenta maior índice de desenvolvimento na área.

Além disso, o acordo está em sintonia com a Estratégia Nacional de Defesa, em que há a preocupação com a revitalização da indústria bélica nacional e com a reestruturação e reequipamento das Forças Armadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *