Relações Exteriores

OEA apóia Cúpula Antidrogas proposta por Peru
13/12/2011
Bolívia e Colômbia criam Mecanismo 2 + 2 para Segu
13/12/2011

Argentina, Brasil e Uruguai querem a Venezuela no

Argentina, Brasil e Uruguai querem a Venezuela no MERCOSUL já

Brasília – O presidente do Uruguai, José Pepe Mújica, afirmou que o seu país, mais a Argentina e o Brasil, defendem mudanças na legislação para permitir que a Venezuela ingresse imediatamente no MERCOSUL como membro pleno. O país depende ainda de retificação pelo Congresso paraguaio para integrar o bloco.

De acordo com Mújica, os presidentes dos três países discutiram o assunto neste sábado durante a posse da presidente argentina Cristina Kirchner. Segundo ele, “defendemos a revisão do critério jurídico com o qual o governo paraguaio está de acordo”.

Os presidentes dos países que integram o MERCOSUL se reúnem no dia 20 de dezembro em Montevidéu quando a Argentina assumirá a presidência pro tempore do bloco.

Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai são membros plenos do MERCOSUL. A Venezuela está em processo de adesão. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru, participam como membros associados.

No Paraguai, a oposição criticou a proposta de Mújica. A presidente do Partido Colorado, senadora Lilian Samaniego afirmou que de forma alguma a proposta uruguaia pode ser levada em consideração.

Segundo ela, “o Tratado do MERCOSUL estabelece que as decisões devem ser adotadas por unanimidade. Se um país está em desacordo, a decisão não pode ser tomada. E não pode ser modificada de forma unilateral sem que o Congresso se posicione”.

Samaniego explicou que a Constituição paraguaia é muito clara e que se o presidente Fernando Lugo decidir ignorar o Congresso poderá ser processado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *