Mundo

Integração Regional
12/01/2017
Corrupção
12/01/2017

Investimentos

Argentina busca empresas estrangeiras para investir em Vaca Muerta

Brasília – O presidente da YPF argentina, Miguel Angel Gutiérrez, revelou nesta quarta-feira, 11, que a empresa busca atrair sócios estrangeiros para a exploração do depósito de petróleo e gas de Vaca Muerta, localizada na Bacia das províncias de Neuquén, Río Negro, La Pampa e Mendoza.

Miguel Angel Gutiérrez, explicou que a estatal quer desenvolver projetos para potencializar Vaca Muerta e para isso, conta com sócios como a russa Gazprom, a norueguesa Statoil e a norte-americana Conoco. Além disso, há a intenção de contar com as companhias medias dos Estados Unidos e Canadá que possuem expertise na exploração do shale.

O governo argentino está implementando uma política de atração de investimentos no setor, explicou Gutiérrez, e quer repetir o projeto de Vaca Muerta em outras bacias. Para tanto, serão eliminadas as retenções à exploração, haverá um marco regulatório, um Plano de Gás, a convergência do petróleo ao preço da importação e o mercado liberado dos combustíveis fósseis. 

O presidente da YPF reconheceu que “esta indústria necessita previsibilidade: o montante de investimentos é importante e ter um marco regulatório e um contexto trabalhista é fundamental no processo de decisão interna dos investidores”, disse.

Ele destacou ainda que Vaca Muerta conta com 693 poços, dos quais a YPF perfurou 90% com um investimento de US$ 7 bilhões. “A ideia é que tenhamos ali 17 mil poços”, afirmou Gutiérrez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *