Relações Exteriores

Força Aérea
18/12/2013
Bolívia firma acordos por US$ 90 milhões com a Chi
24/12/2013

Argentina cria Secretaria Especial para as Malvina

Argentina cria Secretaria Especial para as Malvinas

Brasília – A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, em mais uma demonstração clara de que não abre mão de reaver a soberania do país sobre as Ilhas Malvinas, criou no âmbito do ministério das Relações Exteriores, a Secretaria de Assuntos Relativos às Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sanduiche que será comandada por Daniel Filmus.

De acordo com a chancelaria argentina, a Secretaria irá implementar as estratégias e ações da política exterior nas relações com todos os países para uma melhor defesa dos direitos e interesses argentinos em relação às Malvinas, além de coordenar e implementar as diversas ações políticas no âmbito multilateral.

A decisão de elevar ao nível de Secretaria a área temática das Malvinas, segundo informe do ministério das Relações Exteriores, confirma o compromisso argentino com uma causa que não é somente do país, “mas de todos os povos que lutam contra o colonialismo e pelo respeito à integridade territorial das nações livres”.

A Argentina lembra que as Ilhas Malvinas foram qualificadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um caso especial de colonialismo que deve ser solucionado mediante negociações entre as duas partes.

Filmus é senador e deixa a presidência da Comissão de Relações Exteriores daquela Casa para assumir o posto no governo. Ele também já foi ministro da Educação no primeiro governo de Nestor Kirchner.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *