Brasil

Comércio Exterior
30/05/2017
Democracia
30/05/2017

Comércio Exterior

Argentina e Brasil tratam de simplificar e desburocratizar o comércio

Brasília – Autoridades da Argentina e do Brasil reuniram-se nesta segunda-feira, 29, em Buenos Aires para tratar da simplificação e desburocratização do comércio bilateral, particularmente em relação às pequenas e médias empresas. De acordo com o ministro da Produção, Francisco Cabrera, “necessitamos mais acordos produtivos entre Argentina e Brasil. Trabalhamos conjuntamente em uma tarefa pendente, que é a desburocratização e a simplificação para que o comércio cresça. Queremos ainda transformar o MERCOSUL em uma plataforma comercial potente para competir”, explicou.

As discussões foram promovidas pela Embaixada do Brasil naquele país e participaram dos debates o embaixador brasileiro, Sérgio Danese; o presidente da Câmara de Comércio Argentino Brasileira (CAMBRAS), Jorge Zabaleta; o presidente do SEBRAE, Guilherme Afif Domingos; e o presidente da Confederação Argentina da Média Empresa (CAME), Fabián Tarrío.

Segundo Cabrera, “no processo de normalizar a nossa economia a nossa meta principal é a geração de emprego privado formal, por isso focalizamos nas pequenas e médias empresas”. Em geral, os expositores coincidiram na necessidade de aprofundar a relação comercial e destacaram a importância de se trabalhar para melhorar a logística e diminuir os custos para os pequenos e médios empreendedores.

Além disso, os dois países buscam uma maior “coerência regulatória” como forma de consolidar o relacionamento nos campos comercial e econômico. O eixos principais para os argentinos nas relações com o Brasil são integração e desburocratização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *