Defesa

América Latina
19/11/2008
Farc reduz presença na fronteira brasileira
19/11/2008

Argentina e Chile realizam inédito exercício milit

Argentina e Chile realizam inédito exercício militar

As Forças Armadas da Argentina e do Chile realizaram por cinco dias, entre 10 e 15 de novembro, um exercício conjunto com o objetivo de reforçar a preparação ante eventuais situações de catástrofes e desastres naturais.

Cerca de 180 militares e civis participaram do exercício coordenado entre as sedes militares de Buenos Aires e Santiago.

O exercício denominado “Solidariedade 2008” é resultado de uma cooperação que já dura dez anos. Os dois países também trabalham a constituição de uma força combinada “Cruz do Sul” que estará à disposição das Nações Unidas para emprego em conflitos internacionais.

Enquanto isso, as três forças argentinas realizavam uma operação combinada depois de muitos anos de distanciamento. Pelo menos três mil efetivos do Exército, Marinha e Força Aérea se uniram em Goya, província de Corrientes, para manobras que simularam uma invasão estrangeira.

O ministério da Defesa da Argentina informou que este tipo de exercício revela o trabalho realizado pelas Forças Armadas ante a hipotética situação de invasão por um agente externo. A virtual defesa da integridade territorial argentina incluiu recursos, cidadãos, infra-estrutura, recursos naturais e energéticos.

Os militares argentinos ressaltaram que o país sequer cogita a possibilidade de um conflito bélico com os vizinhos sul-americanos ou qualquer outro país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *