Relações Exteriores

O Governo Dilma e os Serviços Secretos
21/01/2011
Brasil quer a Colômbia no Mercosul
24/01/2011

Argentina não é prioridade para os Estados Unidos

Argentina não é prioridade para os Estados Unidos

O chefe da diplomacia norte-americana para o Hemisfério Ocidental, Arturo Valenzuela, deixou claro que a Argentina não é prioridade para os Estados Unidos ao destacar a importância das relações com Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

De acordo com o Subsecretário de Estado, os Estados Unidos estabeleceram alianças profundas com esses países os quais mantém vínculos mais estreitos na região.

Ele também ressaltou que o governo norte-americano continuará apoiando os países do Caribe e América Central na luta contra o crime organizado, narcotráfico e na assistência ao desenvolvimento econômico e social.

Arturo Valenzuela explicou que a presença da Secretária de Estado Hilary Clinton na posse de Dilma Rousseff demonstra o interesse do governo Obama em aprofundar as relações bilaterais com a nova administração.

Segundo ele, “os Estados Unidos buscam uma relação mais profunda e de colaboração estratégica com o Brasil”.

O México é outra prioridade para os Estados Unidos por conta do agravamento da violência patrocinada pelos cartéis de drogas.

Além disso, o governo norte-americano destaca o interesse em aumentar o diálogo e a cooperação com Paraguai e Uruguai e de firmar novos acordos com Bolívia e Colômbia.

Washington também pretende buscar uma forma de diminuir as tensões com a Venezuela.

Dentre as prioridades da política exterior dos Estados Unidos para a América Latina, nenhuma menção à Argentina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *