Defesa

Cooperação militar
12/09/2016
Comércio Exterior
13/09/2016

Negócios

Argentina negocia aquisição de aeronaves militares da Rússia e Itália

Brasília – O ministro da Defesa da Argentina, Julio Martínez, participou em Moscou do Fórum Internacional Exército 2016, realizado entre 6 e 11 de setembro quando aproveitou para adiantar as negociações em torno da aquisição de até cinco helicópteros militares russos modelo Mi-17.

O Secretário de Estratégia e Assuntos Militares, Ángel Tello, confirmou que o governo argentino pretende dispor de mais aeronaves de fabricação russa e que para tanto, negocia detalhes ligados ao financiamento e suporte logístico.

A Rússia também ofereceu a venda de veículos blindados 8X8. A Argentina negociava com a empresa chinesa Norinco à época do governo de Cristina Kirchner, mas um auditoria paralisou o negócio e a Rússia pretende tirar vantagem do processo.

A Argentina necessita dos blindados para cumprir com suas obrigações junto às missões de paz da ONU e à Força Binacional Cruz do Sul, que mantém com o Chile.

Julio Martínez reconheceu que “historicamente as relações entre a Argentina e a Rússia são muito boas e a intenção do governo argentino é dar continuidade a essa relação, aprofundando os acordos de tecnologia e exercícios conjuntos”, disse. Argentina e Rússia criaram um Fórum de Cooperação Técnico-Militar que volta a se reunir em 2017 na cidade de Buenos Aires.

Também à margem do evento, Martínez manteve encontro com a ministra da Defesa da Itália, Roberta Pinotti, com quem discutiu o interesse argentino na aquisição das aeronaves M-346 Master e C27 Spartan, esta de transporte tático e ambas de fabricação italiana. A Argentina busca ainda autorização para que a empresa Fabricaciones Militares, possa produzir pistolas da marca Pietro Beretta.

O Fórum Internacional Exército 2016 contou com a presença de representantes de 86 países, entre eles, Alemanha, Israel, Índia, Irlanda, China, Malásia, Tailândia, França e Suíça. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *