Mundo

Comércio Exterior
10/02/2017
Comércio Exterior
10/02/2017

Investimentos

Argentina quer que empresas espanholas reforcem investimentos no país

Brasília – A Argentina quer que as empresas espanholas já instaladas no país reforcem seus investimentos, tema que será tratado no dia 21, quando o presidente Mauricio Macri realizará visita de Estado à Espanha acompanhado por cerca de 200 empresários.

De acordo com a chanceler argentina, Susana Malcorra, “a relação com a Espanha é especial e privilegiada. O presidente pretende retornar de Madri com o compromisso de renovar a sua confiança no fortalecimento dos fluxos de investimentos espanhóis em nosso país. Aspiramos a que Espanha volte a ser o primeiro investidor na Argentina como foi antes da crise de 2001”, afirmou.

A Argentina também aposta no apoio espanhol dentro da União Europeia, em relação à questão das Malvinas, uma vez que Madri briga com o Reino Unido pela soberania de Gibraltar. Na avaliação da diplomacia argentina, a presidência de Cristina Kirchner foi extremamente confrontacionista e não produziu nenhum resultado. Os argentinos apoiam a demanda espanhola e esperam obter a reciprocidade.

Malcorra explicou ainda que “não vejo um acordo União Europeia – MERCOSUL como um acordo comercial, mas político. Acredito que a primeira prioridade da União Europeia era fechar o TLC com os Estados Unidos, e com Trump essa prioridade caiu. Hoje é a grande oportunidade para a Europa de mandar um sinal político para avançarmos”, disse.

Em março, ela participará de mais uma rodada de reuniões técnica em Bruxelas com o objetivo de acelerar as negociações entre os dois blocos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *