Mundo

Integração Econômica
20/10/2016
Energia
24/10/2016

Comércio Exterior

Argentina volta a exportar carne para o Canadá

Brasília – Após 15 anos, a Argentina voltou a exportar carne para o Canadá e nesta semana enviou um primeiro carregamento destinado a uma cadeia de restaurantes especializados em comida argentina. O mercado canadense foi reaberto em dezembro do ano passado.

O fechamento deste mercado deu-se em 2001. No ano 2000, a Argentina chegou a exportar 26 mil toneladas de carne bovina fresca e congelada para aquele país. Atualmente, o Canadá importa cerca de 250 mil toneladas anuais do produto, especialmente dos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Uruguai.

Na avaliação do governo argentino, trata-se de um mercado que pode ser recuperado. A reabertura dos negócios com o Canadá demandaram três anos de negociações diplomáticas e um trabalho conjunto dos respectivos serviços sanitários, informou a chancelaria argentina.

Para tanto, foi decisivo que no ano passado, um tribunal arbitral da Organização Mundial do Comércio (OMC) desse razão à Argentina em sua queixa contra medidas adotadas pelos Estados Unidos que proibiam o ingresso da carne fresca, refrigerada ou congelada a esse país.

O ministério das Relações Exteriores explicou que a OMC reconheceu não haver justificação científica, baseadas em análises de risco, para tal medida que foi considerada discriminatória e arbitrária. Essa situação fez com que vários países adotassem medidas semelhantes e fechassem o mercado para a carne argentina, como o Canadá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *