Armênia, Argentina e Alemanha: os novos embaixadores no Brasil

Nesta semana, assumiram formalmente os cargos de embaixadores no Brasil, Arman Akopian, da Armênia; Daniel Scioli, da Argentina, e Heiko Thoms, da Alemanha. Os três se apresentaram ao Secretário-Geral do Itamaraty, Embaixador Otávio Brandelli.

O MRE destacou que a comunidade armênia, estimada em 40 mil pessoas, traz importantes contribuições à economia e à cultura do Brasil e que o atual governo daquele país, está focado no combate à corrupção e na promoção de reformas econômicas.

Já o novo Embaixador da Argentina, Daniel Scioli, apresentou-se prometendo trabalhar pelo adensamento das relações bilaterais, apesar das tensões entre os presidentes Alberto Fernández y Jair Bolsonaro. O Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, e os investimentos recíprocos nos dois países somam aproximadamente US$ 30 bilhões.

Por fim, assumiu, Heiko Thoms, que substitui o Embaixador Georg Witschel, um dos principais críticos da política ambiental brasileira entre os diplomatas europeus. A Alemanha é o 4º parceiro comercial e tem US$ 15 bilhões investidos no Brasil. Desde os anos 1970, governos e empresários dos dois países se reúnem anualmente e os dois países são parceiros estratégicos desde 2002.

Marcelo Rech – 13/08/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *