Opinião

Segurança Pública
22/11/2015
Cooperação Jurídica
24/11/2015

América do Sul

As eleições argentinas e o seu impacto regional

Marcelo Rech

Neste domingo, 22, os argentinos foram às urnas na primeira eleição presidencial decidida em segundo turno e puseram fim a uma era de 12 anos de kirchnerismo. A vitória de Maurício Macri pode marcar também o início de um processo de mudanças com impacto regional.

No dia 6, os venezuelanos votarão nas eleições legislativas. Embora o chavismo tenha filtrado as candidaturas previamente, negando o registro àqueles que representavam ameaça concreta ao regime, é crescente o descontentamento com os rumos do país.

A eleição de Macri pode desatar o encorajamento que falta para que o regime chavista dominante também comece a balançar. São 16 anos de um projeto de poder que pouco fez para os venezuelanos.

Apesar de ser o quinto maior exportador de petróleo do mundo, a Venezuela é um país mergulhado na miséria. Se antes os recursos do petróleo ficavam nas mãos de uma elite conservadora de direita, hoje, beneficiam apenas os chamados “progressistas” socialistas do século 21.

Os resultados na Argentina também terão impacto no Brasil. A oposição seguramente vai buscar no vizinho, um exemplo de mudança que ainda não conseguiu incutir na cabeça dos brasileiros. E não é para menos, afinal de contas, uma oposição dividida não gera confiança alguma.

Maurício Macri também tem tudo para assumir um protagonismo antagônico há muito desejado para a região. Atualmente, o bolivarianismo manda e desmanda contando com o silêncio vergonhoso da vizinhança. Macri já deixou claro que quer mudanças no Mercosul – com o apoio de Uruguai e Paraguai – e defenderá a expulsão da Venezuela do bloco por violação sistemática dos direitos humanos. Algo que todo mundo vê, mas prefere ignorar.

Marcelo Rech é jornalista e analista no Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa. E-mail: inforel@inforel.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *