Mundo

Diplomacia
09/12/2016
Política
09/12/2016

Integração Física

Assunção aposta por implementação da hidrovia Paraná – Paraguai

Brasília – O ministrio das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, esteve reunido nesta terça-feira, 6, com os membros da Comissão de Relações Exteriores e Assuntos Internacionais do Senado, presidida por Mario Abdo Benítez. Na oportunidade, ele apresentou o estado de implementação do Memorando de Entendimento Adicional ao Convênio Geral de Assistência do Paraguai e dos Estados Unidos, para a elaboração de um projeto de desenvolvimento  da hidrovia Paraná – Paraguai, que se encontra em estudo.

Loizaga revelou que o estudo pretende realizar um trabalho técnico de relevamento da hidrovia, no trecho que vai do rio Apa até a interseção com o rio Paraná. Explicou ainda que esse relevamento se realizará em um trecho que corresponde totalmente à soberania paraguaia, mas fez questão de esclarecer que o momento é de acelerar os estudos e não o trabalho em si.

Por outro lado, confirmou que os estudos se estenderão às zonas compartilhadas com a Argentina e para isso, se informará a Comissão Técnica Executiva, criada pelo acordo bilateral de 1969 sobre dragagem, manutenção e balizamento. O ministro disse ainda que melhorar a navegabilidade do rio Paraguai, no marco da hidrovia, responde à uma política de Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *