OrbiSat tem radar para vigilância de Fronteiras
13/04/2007
CREDN realiza audiência pública com ex-comandantes
16/04/2007

Atech apresentará simulador de operações militares

Atech apresentará simulador de operações militares

A Atech Tecnologias Críticas apresentará, durante a Latin América Aero & Defense (Laad 2007), o simulador de operações aéreas militares (SOPM), atualmente utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a formação e treinamento dos controladores de defesa aérea.

A Laad será realizada entre 17 e 20 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro. A Atech é uma empresa 100% nacional especializada no desenvolvimento de softwares e na integração de sistemas para segurança de diversas áreas do país.

A Atech levará para o evento as mais avançadas soluções para o planejamento e coordenação de ações militares que, integradas e utilizando ferramentas inovadoras, formam um dos mais completos sistemas de informações militares do mercado.

O simulador, quando acoplado ao aplicativo ASDS, pode gerar cenários de operações aéreas, envolvendo circulação aérea geral e circulação operacional militar. “O sistema provê recursos de treinamento para os controladores de defesa aérea e é capaz de emular ambientes para treinamento e simulação de exercícios táticos”, informou a empresa.

A Atech também pretende apresentar o Áquila, um sistema de monitoramento aéreo desenvolvido para a prestação de serviços de monitoramento a gasotudos, oleodutos, rodovias, ferrovias, sistemas de transmissão de energia elétrica, monitoramento ambiental, segurança localizada (portuária, por exemplo), entre outros.

Segundo a Atech, o Aquila consiste em um sistema de sensores integrados pela Atech, que é embarcado em aeronaves SuperXimango produzidas pela Aeromot.

Com essa tecnologia é possível detectar vazamentos de combustíveis e o estado de conservação das linhas de transmissão, além de reduzir o custo operacional em relação a serviços semelhantes.

Ainda na área da defesa, serão apresentados detalhes sobre as funcionalidades do ASDS – sistema de defesa aérea e circulação operacional militar, que constitui a base da solução para necessidades técnicas e operacionais de centros de gerenciamento e controle tático e estratégico de operações militares da defesa aérea.

O ASDS é desenvolvido em módulos que permitem funções como visualização, tratamento de missões de defesa aérea, gravação e revisualização de cenários e informações, supervisão técnica e operacional e simulador de operações aéreas militares.

O sistema permite o tratamento integrado de dados provenientes de radares fixos, transportáveis ou aeroembarcados.

Suas interfaces para conexão com aeronaves de controle e alarme aéreo antecipado permitem o processamento de alvos gerados pelos radares embarcados, bem como a fusão e visualização dessas informações nos centros fixos e móveis de defesa aérea.

A Atech Tecnologias Críticas foi criada em 1997 para integrar e viabilizar o Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), responsável pelo monitoramento de 60% do território brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *