Relações Exteriores

Comissão Intergovernamental Brasil-Rússia de Coope
11/10/2010
A Rússia e seus interesses estratégicos no Cáucaso
13/10/2010

Ato assinado por ocasião da VI Comissão Intergover

Ato assinado por ocasião da VI Comissão Intergovernamental Brasil Rússia

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA SOBRE COOPERAÇÃO NA ÁREA DE NANOTECNOLOGIA

 

O Ministério da Ciência e Tecnologia da República Federativa do Brasil e O Ministério da Educação e Ciência da Federação da Rússia, doravante denominados as “Partes”,

 

Conscientes da grande importância da nanotecnologia para o desenvolvimento de ambos os países

 

Levando em conta a experiência de colaboração entre ambos os países,

 

Tendo presente os termos do Acordo de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Federação da Rússia, de 21 de novembro de 1997

 

Chegaram ao entendimento sobre o seguinte e decidem:

 

1. Promover a cooperação bilateral na área de nanotecnologia, com base no princípio do benefício mútuo.

 

2. Desenvolver a cooperação nas seguintes áreas de interesse comum:

•        pesquisas fundamentais de nano-objetos e nano-sistemas;

•        estudo e elaboração de nanomateriais;

•        estudo e elaboração de nano-sistemas funcionais;

•        desenvolvimento de nanotecnologias;

•        produção de nanoprodutos;

•        metrologia e regulamentação técnica (estandardização);

•        formação conjunta de recursos humanos para a indústria nanotecnológica;

 

3. Incentivar o intercâmbio de delegações, a organização de seminários, reuniões e a interação direta entre representantes da sociedade científica, centros de pesquisa, organizações e empresas da área de nanotecnologia.

 

4. Com vistas a implementar as disposições do presente Memorando, será criado um Comitê Coordenador, a ser constituído, pela Parte brasileira, por um representante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por um representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e por um representante do Foro de Competitividade em Nanotecnologia do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC). E, pela Parte russa, por representantes do Ministério da Educação e Ciência e da corporação «Rosnanotech». As funções do Comitê compreendem definição, execução e avaliação das atividades acordadas entre as Partes na área de nanotecnologia.

 

5. A proteção do direito de propriedade intelectual resultante da cooperação do presente Memorando será efetuada de acordo com as legislações nacionais e com os acordos internacionais dos quais participam ambos os países. Os princípios de divisão dos direitos de propriedade intelectual resultantes de atividade de pesquisa e desenvolvimento (P&D) usados, transferidos ou obtidos durante a cooperação, serão definidos caso a caso, mediante a celebração de contratos específicos entre as instituições das Partes, que protegerão a realização das atividades conjuntas realizadas, tal como definidas no parágrafo 2º do presente Memorando.

 

6. O presente Memorando de entendimento poderá ser alterado por acordo escrito entre as Partes

 

7. Qualquer controvérsia referente a interpretações das disposições do presente Memorando de entendimento será solucionada mediante consultas entre as Partes, sem participação de terceiros ou órgãos judiciais.

 

8. O presente Memorando não é um acordo internacional e, portanto, não gera direitos e obrigações no âmbito do direito internacional.

 

9. O presente Memorando entrará em vigor a partir da data de sua assinatura, e terá vigência enquanto as Partes assim desejarem. Para denunciá-lo, uma das Partes deve encaminhar à contraparte notificação oficial a respeito, com ao menos 6 (seis) meses de antecedência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *