Brasília, 20 de abril de 2019 - 18h18
Avançam as negociações para os acordos de Livre Comércio do MERCOSUL com Canadá e Coreia

Avançam as negociações para os acordos de Livre Comércio do MERCOSUL com Canadá e Coreia

06 de abril de 2019 - 19:16:42
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – Entre os dias 22 e 29 de março, foi realizada em Ottawa a V Rodada de Negociações entre o MERCOSUL e o Canadá no qual se avançou significativamente para a conclusão de um acordo de livre comércio.

Durante as reuniões, foram tratados temas como a Facilitação de Comércio, Boas Práticas Regulatórias e Propriedade Intelectual. Os entendimentos relacionados com o capítulo de investimentos também foram considerados positivos pelas partes.  

Os países do MERCOSUL pretendem aumentar as suas exportações para o Canadá com a assinatura do acordo, prevista para acontecer até o final deste ano. O Canadá mantém acordos de livre comércio e integração com 43 países que representam 53,7% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Coreia

O MERCOSUL também levou a cabo em Seul, a II Rodada de Negociações para um acordo de livre comércio com a Coreia, que deverá ser firmado em 2020 durante a presidência paraguaia do bloco sul-americano.

Nesta etapa, as duas partes discutiram as questões relacionadas com o acesso a mercados de bens e serviços, comércio eletrônico, direitos de propriedade intelectual, barreiras técnicas ao comércio, compras públicas, investimentos, regras de origem e medidas sanitárias e fitossanitárias.

A próxima rodada de reuniões será realizada entre 8 e 12 de julho em Montevidéu. Ainda em abril, deverão ser realizas reuniões com o mesmo objetivo, em Buenos Aires, entre o MERCOSUL e Singapura.