Brasília, 19 de janeiro de 2020 - 16h23
Bahrein celebra Data Nacional e tem o Brasil como aliado estratégico

Bahrein celebra Data Nacional e tem o Brasil como aliado estratégico

16 de dezembro de 2019 - 17:39:54
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília - O Dia Nacional do Reino do Bahrein foi comemorado em Brasília pela primeira vez, no último dia 10. “As crescentes e perseverantes relações entre o Reino do Bahrein e a República Federativa do Brasil se estendem por 45 anos. No ano passado, o reino do Bahrein abriu sua primeira Embaixada na América do Sul, e foi na capital do Brasil, pois o Reino do Bahrein tem suas aspirações de estabelecer relações estratégicas com o Brasil”, afirmou Bader Abbas Al-Hulaibi, Encarregado de Negócios do país.

De acordo com a representação diplomática, a data está relacionada ao estabelecimento do moderno estado do Bahrein como um país árabe muçulmano fundado por Ahmed Al-Fateh, em 1783 do calendário cristão. O dia celebra o aniversário de quando o país se tornou membro pleno da ONU e o aniversário da ascensão ao trono de Sua Majestade, o Rei.

Al-Hulaibi explicou que a Embaixada do Reino do Bahrein no Brasil foi aberta no ano passado, mas os dois países mantêm relações diplomáticas desde 1974. O Reino do Bahrein é um arquipélago composto por 33 ilhas localizadas no Golfo Árabe entre o Reino da Arábia Saudita e o Catar. Sua área total é de 780 km².

Manama é a capital e também sua maior cidade e tem ganhado muita força como um centro turístico e cultural regional e internacional. Em 2012, a cidade foi eleita Capital da Cultura Árabe, em 2013, Capital do Turismo Árabe, e em 2014, Capital do Turismo Asiático.

“O Bahrein é um país que se orgulha de ser um centro multicultural próspero que acolhe pessoas de todo o mundo, graças as suas atitudes tolerantes, baixo custo de vida e abundância de instalações e serviços educacionais e de saúde. De acordo com as estatísticas mais recentes do portal de governo eletrônico, a população do Bahrein está atualmente em torno de 1,2 milhão de habitantes e residentes no país”, informou a embaixada.

Além disso, o Bahrein é considerado um importante centro econômico e financeiro regional e é lar para um grande número de empresas globais de serviços financeiros. O país também estabeleceu uma visão econômica abrangente e integrada que visa tornar sua economia mais sustentável até o ano 2030.