Telecomunicações
18/11/2006
Comissão pode realizar Audiência Pública sobre o n
18/11/2006

Belo Horizonte sediará III Fórum Educacional do Me

Belo Horizonte sediará III Fórum Educacional do Mercosul

Com o tema “Educação como perspectiva de integração regional”, será realizado o III Fórum Educacional do Mercosul, entre os dias 21 e 24 deste mês, em Belo Horizonte.

Além dos países integrantes do bloco – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela -, Colômbia, Bolívia, Chile, Peru e Equador também participarão do evento na condição de países convidados.

Segundo o Ministério da Educação, na terça-feira, 21, cada comissão nacional apresentará a situação da educação em seus países.

Na quarta-feira, 22, representantes de entidades sociais dos países do bloco se reunirão em cinco grupos de trabalho para discutir propostas a respeito dos temas-eixo do fórum: inclusão, financiamento, integração, aprendizagem e trabalhadores.

Na quinta-feira, 23, cada grupo de trabalho apresentará a síntese de suas discussões e à noite, os ministros da Educação dos países do Mercosul assinarão a Carta de Belo Horizonte.

Além disso, serão realizadas as reuniões de ministros da Educação dos países do bloco, no dia 24, e do Programa para a Coesão Social na América Latina (EuroSocial), ligado à União Européia (UE) e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), quando seus dirigentes discutirão experiências em educação nas prisões.

O Comitê Coordenador Regional (CCR), integrado por assessores internacionais dos ministérios de Educação do bloco, também se reunirá no Conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“O Mercosul precisa ser mais do que um acordo de governo. Enfrentamos problemas comuns, ainda que em proporções distintas. A reunião é importante para promover a convergência e fortalecer a integração também educacional”, explicou o Secretário-Executivo adjunto do Ministério da Educação, André Lázaro, para quem “o bloco precisa ser uma parceria de sociedade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *