Brasília, 07 de abril de 2020 - 09h41
Bolívia decreta Alerta Migratório para evitar ingresso de fugitivos do Brasil

Bolívia decreta Alerta Migratório para evitar ingresso de fugitivos do Brasil

18 de março de 2020 - 11:56:47
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – O governo boliviano decretou nesta terça-feira, 17, estado de Alerta Migratório para evitar o ingresso no país, de presos fugitivos do Brasil, especialmente de São Paulo onde cerca de 1,3 mil condenados escaparam do sistema penitenciário.

De acordo com o diretor de Migração, Marcel Rivas, “estamos trabalhando com Migração e a Administração Penitenciária do Brasil em listas desses internos para que quando tentem ingressar na Bolívia, sejam ativados os alertas nos prontos de fronteira”, afirmou.

Rivas, por outro lado, confirmou que em diálogo com autoridades brasileiras, estas consideraram pouco provável que os presos em fuga tenham como destino a Bolívia. Inclusive, porque a maioria é beneficiada com o regime semiaberto e teriam esse benefício imediatamente revogado.

No entanto, a fronteira do Brasil com a Bolívia registra vários casos de criminosos condenados transitando em momentos específicos, o que justifica a medida. Além disso, por conta do fechamento das fronteiras bolivianas, para impedir a propagação do coronavirus, o Alerta Migratório será mantido e reforçado.

A Bolívia também discute com o Brasil a repatriação de criminosos presos no país e vinculados ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Inicialmente, a ideia era evitar que esses líderes recrutassem bolivianos nas prisões, mas eles também estariam aumentando as tensões internas ao rivalizarem com facções bolivianas pelo comando das penitenciárias.