Relações Exteriores

UNASUL inicia processo de transparência dos gastos
01/02/2012
Dilma discute imigração em viagem ao Haiti
01/02/2012

Bolívia denúncia exploração de brasileiros e perua

Bolívia denúncia exploração de brasileiros e peruanos em Pando

Brasília – O diretor da Agência para o Desenvolvimento das Macrorregiões e Zonas Fronteiriças (ADEMAF), do Departamento boliviano de Pando, Roly Torrez Velez, denunciou que brasileiros e peruanos exploram de forma ilegal os recursos naturais da região há mais de 20 anos.

De acordo com o funcionário, brasileiros e peruanos exploram de tudo, desde madeira e cacau até a pesca. Segundo Torrez Velez, os bolivianos da região são ameaçados sempre que tentam beneficiar-se dos recursos naturais.

O diretor da ADEMAF explicou que pelo menos dez comunidades de Pando sofrem com as ações de grupos armados que entram pelas fronteiras do Brasil e Peru.

Roly Torrez Velez informou ainda que a agência pretende trabalhar em conjunto com as Forças Armadas para impedir que esse processo de exploração ilegal dos recursos naturais tenha continuidade.

O Comando Conjunto Amazônico, das Forças Armadas da Bolívia, descobriu um grupo de brasileiros armados na comunidade de Mapajo, em Pando, na fronteira com o Acre.

A região é rica em castanha e madeira e representa uma zona de muitos conflitos justamente por conta dos grupos armados que ingressam para extrair os recursos naturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *