Defesa

Energia
20/09/2016
Exportações
20/09/2016

Segurança

Bolívia e Argentina terão rede de cooperação no combate ao narcotráfico

Brasília – Os governos da Bolívia e da Argentina terão uma rede de cooperação no combate ao narcotráfico. Para tanto, autoridades dos dois países em matéria de segurança, se reuniram em Santa Cruz de la Sierra, para delinear uma alternativa conjunta de luta contra narcotráfico e os delitos conexos.

Após esta fase, os ministros de Governo, da Bolívia, Carlos Romero, e de Segurança, da Argentina, Patricia Bullrich, se reunirão em Buenos Aires para a assinatura de um acordo de cooperação binacional que contemplará o intercâmbio de informações de inteligência, troca de oficiais de ligação, desenvolvimento alternativo e delitos conexos como o tráfico de armas e pessoas, contrabando e roubo de veículos.

De acordo com Juan Carlos Mancilla, da Secretaria de Prevenção de Drogas da Argentina, “os dois países trabalham para criar redes de cooperação que possam diminuir tanto a oferta quanto a demanda pelas drogas”. Bolívia e Argentina também discutem a prevenção aos delitos financeiros e a implementação de políticas públicas de luta contra o narcotráfico, prevenção e desenvolvimento.

Desde o início do ano, a Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico, da Bolívia, apreendeu mais de 100 toneladas de maconha provenientes do Paraguai e com destino à Argentina e Chile. No mesmo período, também foram apreendidas 26 toneladas de pasta base de cocaína, sendo que 65% do volume vinha do Peru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *