Brasília, 20 de março de 2019 - 09h20
Bolívia e Brasil assinarão contrato para interconexão elétrica binacional

Bolívia e Brasil assinarão contrato para interconexão elétrica binacional

11 de março de 2019 - 16:42:15
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – Na sexta-feira, 15, Bolívia e Brasil assinarão um contrato para a realização de estudos de viabilidade que permitirá definir os pontos geográficos onde se construirão as linhas de interconexão elétrica entre os dois países. A informação é do presidente da Empresa Nacional de Eletricidade (ENDE), da Bolívia, Joaquín Rodríguez.

Segundo ele, o estudo que custará cerca de US$ 705 mil, dará aos dois países uma “figura completa” sobre uma futura exportação de eletricidade ao Brasil e será financiada de maneira conjunta entre a ENDE, Eletrobras e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Rodríguez precisou que o estudo terá duração de 15 meses e estabelecerá quais são as linhas de interconexão que devem ser construídas entre a Bolívia e o Brasil, o seu impacto ambiental e a relação dos sistemas elétricos de ambos os países. Além disso, será escolhida a solução técnica mais conveniente entre as diferentes frequências elétricas que existem entre os dois países.

Atualmente, Bolívia e Brasil realizam estudo técnico para precisar o potencial hidroelétrico do Rio Madeira, que é a bacia mais próxima e que, preliminarmente, se calcula, pode gerar cerca de 7 mil megawatts de energia.