Brasil

Cláusula democrática
03/12/2015
Comércio Exterior
03/12/2015

Geopolítica

Bolívia e Brasil negociarão a ampliação do contrato de venda de gás

Brasília – O ministro de Hidrocarbonetos e Energia da Bolívia, Luis Alberto Sánchez, confirmou que estará em Brasília no próximo dia 10, para dar início as negociações do novo acordo de compra e venda de gás natural. Na oportunidade, ele se reunirá com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Sánchez informou que “já começamos a negociação para ampliar o contrato de 2019 para frente. Vários estados brasileiros manifestaram interesse em comprar o gás boliviano por um preço maior que o atual e é isso que vamos concretizar”, afirmou.

De acordo com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPFB), executivos da Petrobras oficializaram em agosto de 2014, o interesse do Brasil de negociar a assinatura de um novo acordo para a compra e venda do gás natural a partir de 2020.

Forças aéreas do Brasil e da Bolívia realizarão atividades conjuntas

As forças aéreas brasileira (FAB) e boliviana (FABol) assinaram o Programa de Atividades Bilaterais que será desenvolvido durante os anos de 2016 e 2017. O objetivo é compartilhar experiências operacionais e conhecimentos técnico-profissionais entre as respectivas Forças Aéreas.

O programa foi assinado na cidade boliviana de La Paz pelo vice-chefe do Estado-Maior da FAB, major-brigadeiro Mário Luís da Silva Jordão, e pelo chefe do Estado-Maior da FABol, general de brigada aérea Celier Aparício Arispe Rosas.

De acordo com o ministério da Defesa, entre as atividades a serem desenvolvidas estão o assessoramento acadêmico, consultoria logística e curso de prevenção de acidentes aeronáuticos.

O programa também prevê a terceira edição do exercício BOLBRA que tem como finalidade, treinar a aplicação de medidas de policiamento do espaço aéreo, segundo as normas binacionais, em relação aos tráfegos ilícitos que cruzam a fronteira comum dos países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *