Brasília, 23 de outubro de 2018 - 05h43

Bolívia e Colômbia criam Mecanismo 2 + 2 para Segu

13 de dezembro de 2011
por: InfoRel

Brasília - Com o objetivo de fortalecer as ações bilaterais de segurança, os ministros de Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, e da Colômbia, Maria Ângela Holguín, decidiram criar o Mecanismo 2 + 2, com o qual se espera avançar nas políticas comuns de segurança e aprofundar a luta contra o narcotráfico.



A chanceler colombiana visitou La Paz nesta terça-feira, 13, e destacou a importância do diálogo regional acerca das drogas. O Mecanismo 2 + 2 reúne os ministros de Relações Exteriores e de Defesa de ambos países em encontros anuais de revisão da agenda bilateral.



Antes de seguir para Lima, no Peru, María Ângela Holguín pediu aos países da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), que formem uma frente comum na luta contra o narcotráfico. "Temos que buscar novas soluções para esta luta contra as drogas, novos caminhos, novas estratégias e ser mais audaciosos", afirmou.



Para o ministro boliviano, "é importante trabalhar regionalmente, pois o que faz um país individualmente, não produz efeitos reais na região. Por isso, estimulamos uma cooperação regional mais forte".



David Choquehuanca defendeu uma maior participação da UNASUL neste esforço. "Queremos que a UNASUL avance neste tema e estaremos colaborando em tudo o que for necessário, porque estamos convencidos de que os países da região sem o flagelo das drogas seriam um Oasis no mundo".

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...